Quarta-feira, 25 de Fevereiro de 2009

As coisa de que nos lembramos!!!

 

Brasil + Carnaval + quarta-feira de Cinzas = Ressaca
 
Pois é! Aqui no Brasil é assim. O país pára antes do Natal. É o começo do verão e, com ele, as merecidas férias (para alguns). Portanto, Janeiro é passado a meio gás (parece Agosto em Portugal). Depois vem Fevereiro “em Fevereiro tem Carnaval”. Aí o país pára mesmo.
 
São quatro dias em que ninguém faz nada. Toda a gente viaja para os centros carnavalescos para brincar. Mas se pensa que tudo volta ao normal na quarta-feira desenganes-se.
 
Na quarta-feira tem o chamado “recesso”. Ou seja, existe uma lei que diz que no dia após o Carnaval o pessoal não precisa de ir trabalhar para poder... descansar (se o Sócrates fizer esta promessa ganha de novo com maioria absoluta).
 
Vai daí, aqui o tuga é o único a vir para o escritório para “trabalhar”.
 
Apesar de não ser grande fã do Carnaval e de a cidade onde moro não ter tradições carnavalescas, um gajo não perde a oportunidade de fazer uns churrasquinhos com os amigos e beber uma “jolas” bem geladas (quem vier para o Brasil e não souber que cerveja escolher, aconselho a Skol e a Nova Schin). Vai daí que, ao fim de quatro dias sem fazer nada e só comer e beber, um gajo esteja mais para lá do que para cá – A chamada ressaca.
 
A ressaca deixa-nos quietos, “sugaditos”, e a mente viaja para qualquer lado.
 
A minha viajou para o passado – “foi há muitos, muitos anos, era eu uma criança...” ah grande José Cid (alguém se lembra dessa música?).
 
Dizia eu que fui para o passado e lembrei-me de um LP de vinil que havia lá em casa. Era dos Nazareth e chamava-se “Hair of the dog”. Pelo do cão, em tradução livre, mas que é uma expressão inglesa para... Ressaca.
 
Lá em casa não havia gira-discos. Havia um gravadorzinho velho onde se ouviam umas cassetes, pelo que passei a minha infância a olhar para aquele LP sem conhecer o seu fantástico conteúdo. Daquele e de outros que lá havia. Havia pelo menos mais uns LP’s do Zeca Afonso, da Sherley Bassey e dois singles - um do António Sala e outro dos “The Cars”.
 
E perguntam vocês, caso haja alguém aqui e que tenha tido a paxorra de ler este post: Porque é que numa casa onde não havia gira-discos havia esses discos que não tinham nada a ver uns com os outros?
 
Por causa do Farroscal I. O Farroscal I era exímio a fazer palavras-cruzadas, e tal aptidão fazia com que ganhasse uns prêmios em concursos dos mesmos. Daí os discos de vinil.
 
Voltemos então ao LP dos Nazareth.
 
Só muitos anos mais tarde, depois da minha irmã comprar uma estrondosa aparelhagem, é que ouvi aquela obra prima. Obra prima essa que, apesar de velhinha, eu fazia questão de passar nas festas de garagem que tumultuaram a minha adolescência. Era só passar o “Love Hurts” que o pessoal desatava numa beijação de fazer doer os lábios. Aquilo é que eram tempos.
 
Ainda hoje essa música continua a passar nas rádios e fazer parte das colectâneas das principais musicas românticas de rock.
 
Foi bom me lembrar de tudo isso que me diz tanto mas que a vocês não diz absolutamente nada.
 
Uma ressaca que me fez viajar pela infância e adolescência mas, mais importante, me fez lembrar, com saudade, do Farroscal I.
 
Tentei colocar aqui a música mas ainda não sei como é que isso se faz... Depois alguém me ensina.
apesar de ainda não ser destaque do Sapo... sinto-me: de ressaca e com saudades do F
música: Love Hurts - Nazareth
publicado por Farroscal II às 19:07
link do post | Polir esta pérola | favorito
|
6 polimentos:
De Gajo a 27 de Fevereiro de 2009 às 14:06
A avaliar pelas tuas palavras tu és gajo da minha geração, mais penante menos penante. Só um gajo da minha geração falava em gira-discos, vinil, festas da garagem e do "love hurts" com essa desenvoltura toda.
Quanto a colocares a musiquinha, é fácil. Youtube, escolhes o video que queres colocar, na janela do lado direito do youtube, podes configurar o tamanho da janela do video que queres. Nessa mesma janela, tens 2 espaços com o URL e o Embeded do video. Copy paste ao URL, p.ex., e voltas ao blog e ao teu artigo. Na janela onde editas o teu post, tens uma série de figurinhas em cima. Tens uma que é um CD. Clicas em cima, abre uma nova janela para inserires o URL que copiaste do youtube. Control+V e tá feito! :)
De Farroscal II a 27 de Fevereiro de 2009 às 15:26
Pois é. Mais penante, menos penante, 36 anitos bem vividos já ninguém mos tira.
Agora quanto a colocar a musiquita... é só isso.?!
Perdi-me no embeded do video
Mas juro que vou tentar.
Mas diz lá se havia coisa melhor que umas festinhas de garagem?
Abraço
De Gajo a 27 de Fevereiro de 2009 às 18:25
Pronto, já vi que deste "cum" a coisa! ;)
36 anitos? Pois, eu vi logo que mais penante menos penante, eramos da mesma geração
De Farroscal II a 27 de Fevereiro de 2009 às 18:58
A tal da geração rasca...
De Gajo a 27 de Fevereiro de 2009 às 19:27
Qual quê?! Bem boa a geração. Ai ai...!!
De Farroscal II a 27 de Fevereiro de 2009 às 19:32
Seja então. Mas deu-me ideia para um post. Se não me esquecer, amanhã escrevo-o

Comentar post

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 6 seguidores

.pesquisar

.Março 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.pérolas recentes

. Para a minha mulher

. Voltei

. O Acordo Ortográfico e os...

. Algo que nunca ninguém vi...

. Riqueza do papai

. Completamente a favor

. Um novo blog

. O círculo da vida

. Mais uma Grande Pérola

. dia histórico para o chiq...

.Contador

.tags

. todas as tags

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds